Está cansado de fazer contas e mais contas e no fim do mês não ter nenhum dinheirinho sobrando para o lazer? Suas contas estão sempre parecendo maiores do que o seu salário? Sente que seu dinheiro já não rende para nada? Se a resposta foi ‘sim’ para uma ou mais dessas perguntas, passou da hora de você começar a fazer um planejamento financeiro.

FAÇA SUA SIMULAÇÃO DE EMPRÉSTIMO AQUI

O planejamento financeiro é de extrema importância para dar início à organização de suas finanças e para que você comece a juntar dinheiro e num futuro não tão distante, passar a usufruir dele.

A seguir te daremos 5 dicas para iniciar um planejamento financeiro

1 – Entenda sua realidade financeira

É importante que você tenha noção de todas os seus ganhos e despesas: quanto você ganha por mês, o quanto gasta, contas fixas e contas que estão por expirar, se sobra algum dinheiro no final do mês e se a resposta for não, encontrar um porquê. Anote todos os números em uma tabela ou planilha e tente lembrar-se mesmo de gastos com futilidades; é importante saber aonde podemos cortar gastos.  

2 – Compre menos do que ganha

Esta dica deveria ser óbvia, mas acredite, para muitos não é! Nós temos a tendência de quanto mais ganhar, mais gastar e isto está completamente errado. Quanto mais se ganha, mais se deve poupar. É necessária uma reeducação financeira para passarmos a comprar somente o necessário e poupar ao menos 10% do salário mensalmente para obter resultados em um planejamento financeiro.

3 – Reeduque-se financeiramente

Não somos ensinados na escola sobre educação financeira e talvez esse seja um dos motivos de termos tantos endividados no país. Mas nunca é tarde para aprender! Afinal, seus problemas financeiros estão certamente ligados à falta de educação financeira.

Para mudar este cenário, é importante que você comece a aprender sobre finanças, seja por meio de livros ou vídeos. Entender sobre dinheiro e economia é um dos passos principais para começar o seu planejamento financeiro. Comece mudando alguns hábitos, como citamos nas dicas acima.

4 – Prefira pagar à vista

Evite usar o seu cartão de crédito, caso já tenha dívidas. A vantagem de pagar a vista é que você paga na hora o que está consumindo e, muitas vezes, ainda consegue um desconto. Você perceberá que quanto menos dívidas fizer no cartão de crédito, mais dinheiro irá sobrar no próximo mês para você gastar com o que realmente importa ou até mesmo investir.

5 – Estabeleça metas e objetivos

Com metas e objetivos escritos no papel, você visualizará um motivo a mais de poupar seu dinheiro e quando começar a checar ele rendendo, perceberá que é fácil guardar até mais do que apenas 10% do seu salário.

É simples: deseja comprar um carro, uma casa ou até mesmo apenas fazer uma viagem internacional? Anote o quanto de dinheiro seria necessário e em quanto tempo, economizando, conseguiria este valor. Isto te motivará e te dará foco para cumprir seu objetivo.

O planejamento financeiro é essencial para conquistar objetivos financeiros futuros, porque não começar a moldar um agora?

 VEJA TAMBÉM:

COMO CONTROLAR AS SUAS FINANÇAS COM PLANEJAMENTO FINANCEIRO