Se você possui dívidas, parcelas em atraso ou algum tipo de compromisso em aberto, pode ter tido o seu nome incluído em órgãos de proteção ao crédito como o SPC e Serasa, que são as principais bases de cadastro de dívidas centralizadas do mercado brasileiro.

Essa situação de negativação é mais comum do que muitas pessoas imaginam, em maio de 2018 mais de 63 milhões de pessoas estavam com algum tipo de apontamento de dívidas em seu cpf.

Se você está nesta situação, sabe como a negativação atrapalha a concessão de crédito para novas operações de empréstimo, assim como qualquer outra situação de consumo ou aquisição de bens ou serviços.

Saiba que existem alguns caminhos para você resolver de vez a sua negativação e retirar o seu nome de bases como o SPC e Serasa, abaixo listamos algumas dicas para limpar o seu nome:

CONSULTE SE SEU NOME ESTÁ SUJO

1.     Pagamento da Dívida

O caminho mais óbvio de fato é o pagamento da dívida, muitas vezes por algum motivo a pessoa não sabia da dívida até receber alguma notificação ou se deparar com o nome negativado, se for o seu caso e a dívida for de fato devida, basta entrar em contato com o credor e quitar a dívida para que o nome seja automaticamente baixado.

2.     Renegociação da Dívida

Caso você não possua recursos totais suficientes para quitar a dívida de uma única vez, o melhor caminho é tentar renegociar a dívida com o credor, muitas vezes com a renegociação formalizada existem casos onde o nome é limpo, desde que os pagamentos das parcelas sejam cumpridos.

3.     Discussão da Dívida na Justiça

Se por acaso a dívida for indevida ou houver alguma cláusula ou cobrança de juros abusivas, a dívida poderá ser questionada na justiça, enquanto o processo estiver sendo discutido a dívida não poderá ser negativada.

4.     Prazo de 5 anos

Muitas pessoas sabem das regras de que as dívidas devem ser retiradas das bases de SPC e Serasa após cinco anos, de fato isso é verdade, porém saiba que a dívida não deixa de existir, apenas é retirada a negativação.