Existem no mercado diversos tipo de órgãos e instituições que gerenciam base de dados, que possuem no geral o mesmo objetivo: informar a empresas e credores, o histórico de crédito e dividas das pessoas e empresas brasileira que estão no mercado de consumo.

O objetivo dos sistemas é o mesmo, apontar eventuais devedores, com intuito de proteger o credor do alto índice de inadimplência brasileiro, além de informar a pessoa ou a empresa devedora que possui dividas pendentes, incentivando a renegociação do crédito e regularização da situação.

Abaixo vamos descrever um pouco sobre as principais instituições e sistemas, lembrando que estar negativado em um dos sistemas, não necessariamente significa ter apontamento nos outros, já que são bases independentes.

O que é o SPC?

SPC Brasil é um banco de dados vinculado ao sistema de informações das Câmaras de Dirigentes Lojistas, cuja sigla é CDL, eles possuem um banco de dados de mais de 2.200 entidades, presente nas principais cidades do Brasil.

Hoje existem 1,2 milhões de empresas associadas ao sistema SPC Brasil, e o sistema existe a 55 anos, sendo uma das principais ferramentas de análise de crédito e apontamento de dívidas no Brasil.

O que é o SCPC – Boa Vista

SCPC é o Sistema Central de Proteção ao crédito, administrado pela Boa Vista Serviços, a mais de 60 anos presente no mercado nacional, a Boa Vista SCPC é administrado pela Associação Comercial de São Paulo, em conjunto com outras associações de outros estados, como por exemplo a Câmara de dirigentes Lojistas de Porto Alegre, Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro, Associação Comercial do Paraná entre outros.

O SCPC Boa Vista, tem um trabalho que vai além da consulta de crédito, eles possuem também um portal de apoio ao consumidor que inclui o score de crédito, que além de avaliar se possui negativações ativas, avalia o comportamento do consumidor e cria um sistema de pontuação de crédito para auxiliar a concessão de crédito segura as empresas.

Existe também um setor de educação financeira e apoio a renegociações de dívidas que faz parte do sistema SCPC – Boa Vista, esse setor tem como objetivo, auxiliar a população na tomada de crédito através da educação financeira e ao mesmo tempo fortalecer as relações de crédito entre consumidor e credor através da renegociação de dividas existentes.

SERASA

A Serasa Experian é um dos maiores sistemas e base de dados da América Latina, oferecendo os relatórios mais precisos e eficazes do mercado, existem hoje 6 milhões de consultas realizadas diariamente no sistema Serasa, 500 mil clientes cadastrados a base e 38 milhões de CNPJ’s cadastrados.

Desde 2007 o Serasa faz parte do grupo experian, a maior referência mundial em serviços de informação, com mais de 17 mil colaboradores no mundo, presente em 39 países com mais de 20 cientistas de dados na equipe.

A Serasa possui um rol de serviços muito variados, desde a proteção a crédito até auxilio ao marketing, vamos listar abaixo os principais serviços oferecidos:

  • Aquisição / Marketing Services
  • Automatização
  • Cadastro/Crédito
  • Certificação Digital
  • Cobrança
  • Consultas
  • Consultoria
  • Busca de Novos clientes
  • Enriquecimento de dados
  • Fornecedores
  • Gestão de Clientes
  • Inovação
  • Otimização de Negócios
  • Prevenção a Fraudes
  • Recuperação de Dívidas
  • Tratamento de Dados

CCF

O cadastro de Emissores de Cheque sem Fundo é um cadastro administrado pelo Banco Central, que tem como objetivo informar a bancos e qualquer instituição ou comercio interessado, pessoas que emitem cheques sem possuir saldo suficiente em sua conta corrente para o pagamento do cheque.

Isso é uma pratica que prejudica muito o comércio, inclusive é um dos principais motivos para a inadimplência e pela quantidade de estabelecimentos que deixaram de aceitar cheques nos últimos anos.

Essa base possui apenas informações relacionadas a cheque, não apresenta nenhum outro tipo de avaliação de crédito do consumidor, nem se possui outras dividas ou restrições.