O Financiamento imobiliário é um dos melhores caminhos para quem sempre sonhou em possuir casa própria, sair do aluguel, ter um espaço para a família, ou mesmo se mudar para algum lugar em um bairro melhor, ou mesmo investir em um imóvel, buscando a renda por aluguel ou valorização do mercado de imóveis.

Através de um financiamento imobiliário é possível muitas vezes encontrar parcelas menores que o aluguel, com prazos bastante flexíveis e o melhor de tudo, assim que aprovado o empréstimo e toda documentação do contrato, o valor é liberado na hora, sem necessidade de espera de sorteios ou necessidades de lances como o caso de um consórcio por exemplo.

Perfil para financiamento imobiliário

O financiamento imobiliário pode ser contratado por qualquer pessoa que possua mais do que 18 anos e atenda todos os requisitos da instituição financeira para analise de crédito e escolher após aprovação cadastral um imóvel que se enquadre no tipo de operação escolhida.

Para facilitar vamos listar algumas informações que podem ser solicitadas pela instituição financeira no momento de análise de crédito e também algumas características do imóvel:

  • Documentação Cadastral: Serão solicitados todos os principais documentos, como RG CPF, certidão de casamento, profissão, endereço, dados para contato. Lembrando que o financiamento imobiliário pode ser realizado por mais de um comprador. Neste caso tanto a documentação, quanto a renda será avaliada em conjunto.
  • Documentação de Renda: É fundamental possuir renda suficiente para o pagamento das parcelas, de preferência a renda deve ser estável tendo em vista que o financiamento imobiliário normalmente tem longos prazos de pagamento.
  • Documentação do FGTS: O financiamento imobiliário é uma linha de crédito que permite a utilização do Fundo de Garantia do Trabalhador para entrada ou quitação parcial do financiamento, por esse motivo, são solicitadas informações de extrato e condições de seu Fundo de Garantia para que seja possível seguir com a operação.
  • Seguro Habitacional: Será obrigatório a contratação de um seguro habitacional, que tem como função proteger a instituição financeira e também o comprador, já que o seguro tem como cobertura a quitação do empréstimo em caso de morte ou invalidez permanente do comprador. Esse seguro pode ser contratado diretamente com a instituição concedente do crédito ou por qualquer seguradora do mercado.
  • Documentação do Imóvel: É fundamental que o imóvel tenha toda documentação em dia, é impossível fechar a compra de um financiamento imobiliário caso o imóvel esteja irregular, seja com relação a localização, registro em cartório ou dívidas tributarias
  • Estado do Imóvel: Todo contrato de Financiamento imobiliário passa por uma vistoria técnico de um engenheiro civil, isso é requisito básico de muitas instituições financeiras, se for constatado qualquer problema estrutural ou que apresente algum risco a integridade do imóvel, a instituição poderá negar o crédito e será necessário encontrar outro imóvel para realização da operação.

 

Dica

Além de se preparar com toda documentação e escolha do imóvel, é fundamental pesquisar bastante entre as diversas opções de crédito disponível no mercado, o crédito imobiliário possui além das taxas de juros, tarifas de confecção de contrato, de abertura de crédito, documentação, vistoria do imóvel, enfim são muitos encargos envolvidos na contratação, portanto se atente na diferença de custo entre as instituições financeiras, avaliando sempre o todo envolvido além das taxas de juros.