Se você é empresário e tem o espírito empreendedor já deve ter se perguntado se é possível ter mais de uma empresa ao mesmo tempo, buscando aumentar ou diversificar o seu negócio, saiba que possuir mais de uma empresa é totalmente possível e muito comum no mercado de empresas do Brasil.

Motivo para ter mais de uma empresa

Os motivos para ter mais de uma empresa ao mesmo tempo são bastante variados, um dos motivos, pode ser a questão de diversificação, ou seja, abrir um novo negócio em outro segmento, para ampliar os investimentos e ter outra fonte de renda adicional.

Outro motivo bastante comum é o crescimento na cadeia vertical ou horizontal de seu mercado, podemos citar como exemplo, uma empresa de distribuição atacadista de algum produto, que deseja abrir uma loja que atenda o varejo, conseguindo ganhar na cadeia de distribuição atacadista e varejista, podendo passar aos clientes vantagens competitivas diferenciadas.

 Já no caso do crescimento horizontal, podemos citar um lojista que deseja abrir outra loja no mesmo segmento em outra região para ganhar um maior mercado de clientes de expandir sua operação.

Outro método muito utilizado é agregar outro tipo de serviço ao negócio já existe, por exemplo um proprietário de um estacionamento deseja abrir uma loja de conveniência para aumentar o faturamento de seu negócio.

Além disso, existem também algumas regras de negócio e estratégias tributárias onde faz sentido segmentar a operação em empresas diferentes para se beneficiar se incentivos e vantagens de alguns regimes de tributação.

Restrições

Apesar de bastante comum, existem algumas restrições para abertura de várias empresas ao mesmo tempo, dependendo da categoria de empresa que você está enquadrado, vamos listar abaixo alguns modelos que permitem ou que possuem restrições na abertura de novas empresas pelo mesmo proprietário.

Vamos listar abaixo os principais modelos de empresa que possuem alguma restrição para abertura de outras empresas ao mesmo tempo:

  • MEI (Micro Empresário Individual) – Este regime de enquadramento de pequenas empresas individuais não permite que o proprietário seja sócio de outras empresas, se for de interesse será necessário readequar o enquadramento da empresa e se adequar a outros regimes.
  • Empresa Individual – Neste regime o empresário representa a empresa, todo o seu patrimônio inclusive, responde pela responsabilidade da empresa, quem possui este modelo de empresa pode participar de outras, porém não pode possuir duas empresas individuais.
  • Eireli – A empresa individual de responsabilidade limitada – é uma empresa que possui apenas um sócio e exige um investimento mínimo inicial para garantia do funcionamento da empresa, não é possível abrir duas empresas Eireli, porém é possível participar de outras empresas limitadas como sócio sem nenhuma restrição.

Simples Nacional

É muito comum no mercado  a abertura de empresas do simples nacional, com objetivo de garantir os benefícios do regime tributário a operação das empresas, é importante se atentar porém que se o faturamento das empresas do mesmo sócio participante em mais de 10% da empresa, serão somados e caso ultrapassem o limite de faturamento do regime, todas as empresas serão automaticamente desenquadradas e precisarão se enquadrar em outra modalidade de tributação.