O registo de MEI – Microempreendedor Individual, é uma opção cada vez mais frequente dos brasileiros que desejam sair da informalidade. É muito comum hoje, tomarmos conhecimento de alguém que formalizou um negócio de quentinhas, tele entrega ou artesanato ou outra atividade. Os brasileiros estão se tornando cada vez mais empreendedores.

E para auxiliar nessa empreitada, os empréstimos para MEI, podem impulsionar o seu negócio e dar aquela mãozinha na hora do aperto. Confira o nosso post e entenda como funciona o processo!

Como conseguir um empréstimo para MEI?

1.      Instituições Bancárias

Basicamente é possível conseguir empréstimos para MEI, através de instituições bancárias, no entanto você terá que comprovar ao banco que tem condições de arcar com as parcelas do valor solicitado.

Além disso, é essencial que a documentação do MEI esteja em dia, normalmente os bancos solicitam os seguintes documentos:

  • Certificado de Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI);
  • Documentos pessoais do MEI (RG e CPF).
  • Comprovante de endereço residencial do Microempreendedor.

2.      Operadoras de empréstimos online

Hoje em dia é possível conseguir empréstimos para MEI, na internet, onde os valores são creditados como empréstimos pessoais. Assim você pode investir o dinheiro em sua empresa, ou empreendimento.

Esse tipo de negociação normalmente oferece algumas vantagens, tais como:

  • Processo 100% online;
  • Taxas de juros baixas;
  • Possibilidade de investir o crédito em sua empresa ou em questões pessoais.

Assim você pode utilizar um crédito de pessoa física para alavancar o seu negócio. Existem operadoras que trabalham com ou sem consignação, você pode escolher a melhor opção para você.

3.      Microcrédito

É uma linha de crédito utilizada para valores menores, e consequentemente oferece empréstimos para MEI com menos burocracia. No entanto é importante ressaltar que a responsabilidade deve sempre ser considerada, onde o planejamento é essencial para que o crédito seja bem aplicado.

Quando solicitar empréstimos para MEI?

Os empréstimos para MEI são excelentes oportunidades para quem deseja ver o seu negócio crescer. Mas que devem ser utilizados com cautela, ou você pode acabar contraindo dívidas que o seu empreendimento não tem condições de arcar.

Por isso, sempre realize um bom planejamento e avalie se o crédito do empréstimo realmente irá auxiliar a sua empresa a crescer. Pondere os prós e contras e avalie se os empréstimos para MEI são viáveis para o seu negócio.

Veja opções em que é viável solicitar um empréstimo para MEI:

  1. Amplia o seu negócio (produção)
  2. Investir em equipamentos e maquinários mais modernos
  3. Pagar dívidas do negócio e mantê-lo no mercado (importante avaliar se vale a pena salvar o negócio, o empréstimo, além de tirar a empresa da dificuldade precisa trazer retorno);
  4. Ampliar a frota da empresa
  5. Aproveitar oportunidade de mercado;

Se você tem uma microempresa e está pensando em contratar um empréstimo para MEI, tenha em mente que o crédito precisa ajudar o seu negócio a crescer. Então antes de qualquer coisa analise a situação atual. Muitas vezes ajustes no planejamento da empresa são suficientes para que o lucro seja maior e o empréstimo seja desnecessário.