Empréstimo é uma opção para levar em conta quando a situação financeira aperta e você está com muitas dívidas para pagar. Investimento em um negócio próprio, uma viagem ou uma emergência também estão entre os principais motivos que levam uma pessoa a solicitar um empréstimo.

No entanto, ao fazer a simulação, o alto valor das taxas de juros assusta e preocupa. No fim das contas, é provável que o valor emprestado seja duas ou três vezes maior que o valor inicial. Ainda mais se você está com restrição no nome, o famoso nome sujo ou negativado.

Nessas situações, como conseguir o dinheiro necessário sem ter que recorrer a um empréstimo no banco ou financeira?

Empréstimo: 4 Formas de conseguir dinheiro sem precisar dele

A primeira coisa a se considerar é a situação. Você precisa do dinheiro para algo imediato? Trata-se de uma situação de emergência? Ou é algo que dê para esperar e planejar?

Essa questão é muito importante e não é à toa que existe o dito popular: “Tempo é dinheiro”. Isso porque quando trata-se de uma situação de emergência, você precisa do dinheiro agora, “para ontem”. E vai logo pesquisando um empréstimo. Um prato cheio para bancos e financeiras, que utilizam do desespero para fechar o negócio. Afinal, você não tem tempo para comparar muitas propostas.

Você também poderá se interessar por:
Onde fazer empréstimo: No banco ou financeira?Simulação Empréstimo Pessoal Online

Por isso, vou te dar algumas dicas para fugir dos juros abusivos de empréstimos privados. Olha só:

1.      Dinheiro emprestado com família e amigos

No entanto, antes de chegar direto em bancos e financeiras, você pode consultar familiares e amigos. Emprestar o dinheiro com eles, e devolver parcelado. Ainda que cobrem uma taxa de juros, não será equivalente a taxa de um empréstimo “institucional”, por assim dizer. Sem dúvidas, é uma opção muito mais vantajosa do que ir direto às instituições privadas.

2.      Freela – trabalho extra

Outra opção válida para emergências é realizar freelas ou fazer horas extras, se seu trabalho lhe permite. Hoje em dia, com a internet, você pode divulgar seu trabalho e oferece-lo às pessoas por meio de sites especializados em freelas, como o Get Ninjas por exemplo. Avalie bem seu preço e divulgue seu trabalho lá. É uma ótima opção de arrecadar uma grana extra nas horas vagas.

3.      Venda de bens desnecessários

Se você tem um pouco mais de tempo, uma boa alterativa ao empréstimo é um levantamento e venda de bens desnecessários. O que você não tem usado? O que só acumula espaço? O que você pode vender que não vai te fazer falta? Essa é uma ótima estratégia, até porque, não faltam canais para divulgação. Seja via Facebook, OLX e até em feiras urbanas. Vale a pena.