Empréstimo para autônomo: vale a pena? Para responder a essa questão, precisamos pensar: Trabalhar por conta própria têm suas vantagens, mas as desvantagens também não podem ser esquecidas.

                Uma das mais gritantes é a variabilidade de rendimentos mensais. Em um mês o movimento pode ser satisfatório, e no mês seguinte pode ser menor que o esperado.

                E é nesses meses de aperto que pode se tornar necessário requisitar um empréstimo para autônomo. A grana extra pode ser usada tanto para cobrir gastos, quanto para realizar investimentos e aumentar a produtividade e a clientela do seu negócio.

Identificando o melhor custo-benefício de empréstimo para autônomo

                Apesar de ser mais burocrático que os demais modelos, o empréstimo para autônomo pode ser solicitado em diversas instituições. Mesmo com a grande oferta, o trabalhador que queira ou esteja pensando em usar desse artifício deve tomar alguns cuidados para encontrar o melhor custo-benefício para o seu perfil e o de seu ramo de serviço.

  • Cuidado com a comparação: comparar as opções disponíveis é importante, mas mais importante é realizar a comparação correta. Ao analisar apenas as taxas de juros, o autônomo pode realizar uma escolha equivocada. Isso acontece, porque um empréstimo pode apresentar uma taxa de juros menor, mas ter outros tipos de tarifas e cobranças inclusas. Para evitar isso, é importante comparar além das parcelas e dos juros, o Custo Efetivo Total (CET), que irá te mostrar o real custo final de seu empréstimo.
  • Cuidado com fraudes: por ser mais burocrático, desconfie de sites que ofereçam muita facilidade e que não possuem um telefone ou e-mail para contato. Não faça depósitos antecipados com a promessa de conseguir um empréstimo, esse mecanismo quase sempre representa uma fraude.
  • Escolha a melhor forma de pagamento: observe os modelos de empréstimos para autônomo e escolha a opção de pagamento que melhor lhe atenda. Utilize as ferramentas online e tenha uma projeção de quanto esse empréstimo pesará no seu orçamento.

Veja Também:
4 DICAS PARA ESCOLHER O MELHOR EMPRÉSTIMO PARA VOCÊ

                Fazer uma escolha consciente é um processo importante para evitar que um empréstimo solicitado para resolver um problema ou aproveitar uma oportunidade, acabe por ocasionar ainda mais problemas.