A tomada de um empréstimo é uma das melhores formas de resolver aquelas contas atrasadas ou mesmo organizar a vida financeira por conta de imprevistos ou despesas que não estavam em seu fluxo financeiro.

Muitas pessoas associam o empréstimo pessoal a problemas com cobrança de altas taxas de juros e dívidas impagáveis, que vão se acumulando e se transformando em um pesadelo financeiro para quem realiza a operação.

Fique tranquilo, de fato existem algumas modalidades de empréstimo pessoal com juros muito elevados, porém as instituições financeiras disponibilizam outras linhas de crédito, normalmente atrelados a alguma garantia, que são bastante vantajosas para o tomador do empréstimo.

Vamos listar abaixo as principais linhas que não são muito divulgadas mas que são muito vantajosas:

·        Empréstimo Pessoal Consignado:

O Empréstimo Consignado é uma das linhas de empréstimo com menores taxas de juros do mercado, o valor das parcelas é descontado diretamente de sua folha de pagamento ou aposentadoria, sendo uma excelente garantia ao banco que fornece linhas com excelentes condições.

·        Empréstimo Pessoal Vinculado:

O Empréstimo Pessoal Vinculado tem suas características muito parecidas com o empréstimo consignado, a diferença que o banco ao invés de descontar diretamente na folha de pagamento, desconta as parcelas da conta corrente do tomador, no mesmo dia do crédito do salário.

·        Empréstimo Pessoal com Garantia de Imóvel:

Uma excelente opção para quem possui um imóvel quitado em seu nome, esta modalidade de empréstimo tem taxas e prazos muito flexíveis para o empréstimo, onde a garantia da instituição financeira é o seu imóvel, proporcionando ótimas condições.

·        Empréstimo Pessoal com Garantia de Veículo:

O empréstimo pessoal com garantia de veículo é uma excelente opção para pessoas que possuem veículos quitados, onde a garantia fornecida é o seu veículo, esta modalidade permite o empréstimo com boas taxas e prazos razoáveis também.

·        Empréstimo Pessoal com Garantia de FGTS:

Esta é uma modalidade pouco conhecida, disponibilizada apenas pela caixa econômica federal que gerencia o saldo do FGTS, permite que seja concedido crédito com a garantia do seu saldo no fundo de garantia, com boas taxas de juros.

 

·        Empréstimo Pessoal com Garantia de Previdência:

Para pessoas que possuem aplicação na previdência privada é uma excelente forma de empréstimo sem precisar se descapitalizar, utilizando o saldo como garantia você consegue taxas de juros mais baixas que uma operação de empréstimo sem garantia.

·        Empréstimo Pessoal com Garantia de Aplicação Financeira:

Com características parecidas ao empréstimo com garantia de previdência, o empréstimo pessoal utiliza o saldo de aplicações financeiras como garantia para o empréstimo, o que permite também uma grande flexibilização nas taxas de juros.

·        Empréstimo Pessoal com Garantia de 13º Salário:

Esta modalidade é utilizada para pessoas que desejam antecipar o recebimento do décimo terceiro salário, é muito útil para pequenas quantias e basicamente antecipa o recebimento do valor, com quitação da operação no dia do recebimento do 13º.

·        Empréstimo Pessoal com Garantia de Imposto de Renda:

Esta modalidade tem como objetivo antecipar o valor de restituição de imposto de renda de pessoas que possuem valores a serem restituídos em sua declaração, possui taxas de juros bastante vantajosas comparados a um empréstimo comum.