O Empréstimo Pessoal pode ser uma das melhores formas de conseguir um dinheiro extra de forma rápida e prática para o pagamento de algum imprevisto financeiro, seja alguma conta que não estava prevista, um acumulo de despesas ou mesmo alguma emergência que tenha atrapalhado o seu planejamento.
O Empréstimo também é uma ferramenta muito utilizada para a realização de sonhos e conquista de objetivos, como a realização de uma viagem, compra de um curso para estudos, aquisição de um bem, um automóvel e ate mesmo um imóvel.
Utilizado com bom senso e principalmente planejamento o empréstimo com certeza pode ser a solução para diversas situações e até mesmo ser o caminho para a realização de sonhos e objetivos financeiros.
Se você esta na dúvida se realiza ou não um empréstimo, vamos listar algumas situações onde o empréstimo é uma solução e quando é uma encrenca.
Solução
Empréstimo Realizado com planejamento
Melhor tipo de empréstimo é aquele que foi planejado, foi entendido todo orçamento e capacidade financeira do tomador antes de assumir a divida, além de pesquisar e avaliar as diversas opções de linhas de crédito do mercado.
Empréstimo para quitar dívidas mais caras
Utilizar um empréstimo com melhores condições é uma das melhores opções para quitar dividas com altos juros, como cartão de crédito e limites de cheque especial por exemplo.
Renegociação de Dívidas Antigas
Utilizar um empréstimo para quitar alguma divida vencida a um longo tempo, com uma boa proposta de renegociação, pode ser um bom caminho para limpar seu nome de órgãos como o SPC e Serasa.
Empréstimo com garantias e boas taxas de juros
As linhas de crédito mais vantajosas são as que possuem garantias para a instituição financeira, consequentemente as que tem as menores taxas de juros. Se for bem planejado, essas linhas de crédito não costumam causar grandes problemas, já que as taxas de juros são bastante razoáveis.
Encrenca
Tomado por impulso
Uma das piores maneiras de se pegar um empréstimo é realiza-lo por impulso, sem avaliar todos os custos envolvidos, sem comparar as diversas opções disponíveis no mercado, basicamente pegando o dinheiro sem avaliar todas as condições. Isso pode causar um desequilíbrio financeiro muito grande, sem falar nas taxas de juros que podem ter sido contratadas sem a devida avaliação.
Com altas taxas de juros
Empréstimos com altas taxas de juros, tem uma tendência a gerar problemas, é muito fácil perder o controle e a divida se tornar uma bola de neve, se acumulando e ficando praticamente impagável. Evite dividas no cartão de crédito e utilização de limites de conta corrente com altas taxas de juros.
Com tarifas, encargos e impostos não considerados
Muitas vezes fazemos as contas considerando apenas os juros, porém esquecemos de impostos e tarifas envolvidas na operação de empréstimo, em alguns casos essas tarifas podem quebrar todo o planejamento do empréstimo e se tornar uma grande dor de cabeça ao tomador da divida.
Realizado fora de instituição financeira
Os empréstimos realizados fora de instituições financeiras regulamentadas pelo banco central, são problema certo e podem levar inclusive a problemas além dos financeiros para sua vida pessoal, não utilize esse tipo de transação sem respaldo no mercado.
Cartão de Crédito e Limite de Cheque especial
Atualmente o cartão de crédito em atraso é um dos grandes vilões financeiros, fuja sempre de dividas nas linhas de juros de cartão de crédito e limite de cheque especial. Sua divida pode crescer muito mais rápido do que você pode conseguir pagar e isso é um problema enorme de se resolver.