O mercado de empréstimos possui diversas linhas e modalidades que permitem que as pessoas obtenham crédito para realizar seus diferentes objetivos pessoais, sonhos, necessidades e até mesmo investir em negócios para independência financeira que precisam de um “ponta pé” inicial financeiro.

O que é Empréstimo Consignado

O empréstimo Consignado é o queridinho dos bancos e Instituições Financeiras, principalmente quando falamos de empréstimos para funcionários públicos, aposentados e pensionistas do INSS.

Isso ocorre, pois o Empréstimo Consignado é uma modalidade que permite ao Banco, ou Instituição que empresta o recurso, abata as parcelas diretamente no salário, aposentadoria ou pensão da pessoa que esta tomando o empréstimo, ou seja, não existe possibilidade de calote, a parcela do Empréstimo é descontada diretamente na Fonte de Pagamento, sem possibilidade de “calote” por parte de quem pega o dinheiro emprestado.

Modalidades de Empréstimo

É possível captar recursos financeiros através de diferentes modalidades, sendo elas, o empréstimo pessoal, financiamento de bens móveis, financiamento de imóveis, limites na conta corrente, cheque especial, contas garantidas, desconto de recebíveis, cartão de crédito, empréstimo com garantia de avalista, empréstimo com garantia de investimentos financeiros e o empréstimo consignado.

A principal diferença entre as modalidades de empréstimo em seu princípio básico são os tipos de garantias que as instituições financeiras que fornecem o crédito utilizam em caso de inadimplência (falta de pagamento das parcelas), ou seja o que ou qual bem da pessoa que empresta o dinheiro pode ser executado no lugar dos pagamentos que não foram realizados.

Normalmente quanto melhor a garantia, menor será a taxa de juros do empréstimo, já que o risco de inadimplência para instituição financeira que empresta o dinheiro é menor.

Empréstimo Consignado – a melhor taxa do mercado

Dentre as diferentes modalidades de empréstimo, o empréstimo consignado é o que possui uma das menores taxas do mercado de empréstimo, principalmente, pois o risco para instituição financeira é muito baixo.

Para quem precisa de dinheiro emprestado, é uma excelente alternativa tendo em vista ser uma das formas mais baratas do mercado para captação de recursos, lembrando sempre que é importante se organizar e planejar um empréstimo, principalmente, pois essa linha de crédito não permite muitas opções de renegociação futura, a parcela é debitada diretamente em seu salário.

Vantagens e Desvantagens

Para auxiliar na tomada de decisão antes de realizar um empréstimo consignado, listamos alguns pontos de atenção, além de vantagens e desvantagens dessa linha de crédito:

Vantagens

  • Uma das menores taxas de crédito do mercado
  • Não precisa se preocupar em pagar boletos, a parcela é debitada em seu holerite
  • Excelente forma de quitar dividas mais caras, como cartão de crédito acumulado, limite de conta corrente estourado, etc.
  • Boa forma de captar recursos em caso de emergência

Desvantagens

  • Esse empréstimo afeta diretamente sua renda útil, ou seja, é abatida diretamente de seu salário
  • É muito difícil em caso de necessidade renegociar esse tipo de divida, tendo em vista que o valor é praticamente garantido ao banco que desconta de seu salário
  • Essa linha de crédito não pode ter parcelas que ultrapassem 30% de sua renda, então não é indicada para valores altos, ou para aquisição de bens, como veículos ou imóveis.

Pontos de Atenção

  • Cuidado com a instituição financeira que fecha negócio, verifique se é de confiança, prefira as que possuam renome no mercado
  • Nunca faça depósitos antecipados para poder receber o valor do empréstimo, isso é golpe.
  • Avalia as taxas de instituições concorrentes, essa linha de crédito deve ter taxas muito atrativas para quem pega o empréstimo, pois é muito vantajosa para a instituição que empresta o dinheiro.