O Empréstimo Consignado é uma das linhas de empréstimo mais atrativas para o empréstimo pessoal, é uma linha de crédito que tem as parcelas descontadas pela instituição financeira diretamente na folha de pagamento do tomador do empréstimo, não necessitando de nenhuma garantia adicional.

Normalmente a liberação dos valores é realizada com um cadastro simples e análise de crédito é muito prática, inclusive com muitas instituições liberando crédito inclusive sem a consulta de SPC, Serasa ou outras dividas.

Tudo isso é possível, pois a instituição financeira irá descontar o valor diretamente em sua folha de pagamento, desta forma o risco de inadimplência é praticamente nulo.

Os Servidores Públicos são considerados um perfil ideal para contratação de empréstimo consignado, pois são funcionários que possuem estabilidade em seus empregos e desta forma apresentam poucas chances de perder a renda e deixar de pagar o empréstimo.

Servidores Públicos vs Empregados da Iniciativa Privada

O empréstimo consignado, também existe para empregados da Iniciativa Privada, a grande diferença porém é que a empresa empregadora na iniciativa privada precisa realizar um tramite complexo para autorizar a instituição financeira descontar o valor da parcela diretamente no salário do funcionário, isso faz com que muitas empresas não tenham convênio para este produto, ou então fiquem com vinculo com poucas instituições, não existindo tanta flexibilidade de escolha e comparação quanto as linhas disponíveis para servidores públicos.

Além disso, as instituições financeiras consideram que a estabilidade do empregado na iniciativa privada é muito menor, tendo em vista que as empresas em geral têm uma alta rotatividade de funcionários e o contrato de trabalho na inciativa privada não possui vínculos tão fortes quanto os de um funcionário público concursado por exemplo.

Servidores Públicos – as melhores taxas

Se você é servidor Publico e tem interesse ou esta precisando de um empréstimo, saiba que você possui grandes chances de ter o crédito aprovado de maneira simples e com taxas muito atrativas, por isso sempre compare entre varias instituições e saiba que você é um candidato excelente para a contratação deste produto. Aproveite essa vantagem para barganhar as taxas e conseguir o empréstimo com excelentes condições.

Margem Consignável

É importante ressaltar que o empréstimo consignado possui como regra básica de contratação um limite de segurança de valor de parcela, baseado em seu salário líquido. Essa regra existe com o intuito de proteger a situação financeira dos tomadores de crédito nesta linha de produto. Pois como o valor da parcela é debitado diretamente do salário, parcelas muito altas, poderiam deixar em apuros financeiros quem não se planejou muito bem.

A regra é basicamente que o valor de parcela não ultrapasse 30% do valor líquido de salario do tomador de crédito, ou seja, uma pessoa com salário de R$ 1.000,00 não pode ter parcelas de empréstimo maiores que R$ 300,00 sendo debitadas diretamente em seu salário.

Essa característica do produto, é importante para segurança financeira do tomador, mas de certa forma acaba limitando um pouco o valor de empréstimo que o interessado pode tomar, tornando um produto ideal para empréstimos de baixo valor, com uma das melhores taxas do mercado.