Se você está precisando de um dinheiro com certa urgência, que tal solicitar o crédito pessoal? Diferente do financiamento, para solicitar o crédito pessoal, não é necessário apontar para que o empréstimo será aplicado. Este empréstimo é concedido através de aprovação de renda por meio de alguma instituição de renda ou corporativa.

A principal vantagem do crédito pessoal é a sua liberdade na operação, e o fato de você pode efetuar o pagamento em até 180 parcelas. Mas é sempre importante cotar com mais de uma companhia para não pagar caro nas taxas de juros.

Seja você autônomo, aposentado ou mesmo esteja com o nome negativado, é possível conseguir o crédito pessoal. Algumas financeiras apenas solicitam uma comprovação de renda suficiente para quitar a dívida e outras solicitam algum imóvel como garantia. Principalmente no caso de você estar negativado a garantia é solicitada, além das taxas serem bem maiores. Então é importante pesquisar bem antes de solicitar um empréstimo, já que é arriscado colocar seu imóvel ou mesmo seu carro como garantia.

Porque contratar um crédito pessoal?

Também visto como investimento para empreendedores e microempreendedores, o crédito pessoal é a chance de você investir para aumentar o seu negócio ou fazer melhorias. As taxas de juros são pagas com o percentual do lucro da sua empresa e você acaba não sentindo as parcelas.

FAÇA UMA SIMULAÇÃO PARA CONTRATAR CRÉDITO PESSOAL

Outro bom motivo para contratar o crédito pessoal é caso você queira investir nos seus estudos ou necessite de alguma emergência de saúde. Como é um crédito pessoal, basta você ter alguma conta corrente ou poupança aberta e se você tiver um bom score no mercado financeiro torna-se ainda mais fácil conquistar o empréstimo.

Dentre as formas possíveis de empréstimo, o crédito pessoal é um dos mais fáceis e ágeis, já que sendo aprovado o crédito, você consegue receber o dinheiro no mesmo dia. E uma vez que você pague certinho as prestações, você evita multa e juros.

Falando em juros, esses oscilam entre 1 e 15% mensais e há também um valor de IOF cobrado sobre o valor do crédito solicitado. Valores e prazo de pagamento também influenciam no custo do crédito pessoal. Quanto menor o número de parcelas, mais baixo o valor a ser pago.

Veja algumas formas de crédito pessoal

As empresas liberam diferentes tipos de crédito pessoal, que são: crédito pessoal não-consignado, destinado à pessoa física e que não necessita de bens como garantia. O crédito pessoal consignado, oferecido normalmente à pensionistas, aposentados e servidores públicos, no caso deste empréstimo, a parcela é descontada em folha.

Outra maneira é o empréstimo pessoal que utiliza algum imóvel ou veículo como garantia. Neste caso, você precisa ter algum destes bens em seu nome e a financiadora avaliará e determinará o valor de empréstimo e taxa a partir do valor do seu bem.

Para definir qual o melhor tipo de crédito para você, é importante analisar em mais de uma financiadora as melhores taxas e opções de pagamento. Como todo o tipo de transação, pesquisar e comparar é a chave para garantir boas condições para conseguir um bom crédito pessoal que caiba no seu bolso e que não te aperte na hora de pagar as parcelas.

LEIA TAMBÉM:

CRÉDITO PESSOAL: DINHEIRO RÁPIDO SEM MUITAS BUROCRACIAS?