Quem não quer dinheiro rápido, fácil e de preferência pagando poucos juros? O Crédito Pessoal pode se enquadrar em todas essas opções e desde que tomado com responsabilidade e planejamento financeiro pode ser uma das melhores formas de se realizar um sonho, adquirir um bem, ou mesmo resolver aquela situação de aperto financeiro por conta de despesas não planejadas ou emergências que ocorrem em nossas vidas.

Facilidade de Contratação

O Crédito Pessoal é uma das linhas que possui contratação bastante simplificada no mercado de crédito, dependendo a linha de crédito, muitas instituições liberam o valor inclusive sem consulta de SPC e Serasa, desde que sua documentação e perfil se enquadrem na operação da instituição.

Um bom relacionamento comercial com bancos, também permite que sejam liberadas com base em seu histórico de utilização e capacidade financeira, linhas de crédito pré-aprovadas, onde o Banco já antecipa a liberação de um limite para que você utilize no momento que achar mais viável, a contratação dessa linha normalmente pode ser feita através do caixa eletrônico, central de atendimento telefônico da instituição e também pela internet.

Operadoras de cartão de crédito e financeiras, também costumam disponibilizar a clientes que possuem cartão de crédito limites para crédito pessoal, as vezes inclusive com a opção de saque do valor diretamente em um caixa eletrônico, essa modalidade pode ser bastante útil em momentos de emergência, só é importante se atentar nas taxas de juros que normalmente são bem altas nestas operações com essas instituições.

Taxas de Juros

Existem no mercado diversos tipos de crédito pessoal diferentes, que basicamente se diferenciam pelo valor do crédito, garantia oferecida na operação e também pelo prazo que será parcelado o crédito.

Quanto melhor for sua análise de crédito e melhor for a garantia oferecida para operação menor será a taxa de juros, se compararmos por exemplo um crédito pessoal pré-aprovado pelo banco, sem a necessidade de garantia, as taxas normalmente serão maiores do que um crédito consignado por exemplo, que utiliza a sua folha de pagamento como garantia de pagamento certo a instituição financeira.

Outro ponto bastante importante a ser levado em consideração além das taxas de juros são as tarifas, encargos e juros envolvidos na operação, os valores de vistorias, elaboração de contrato e seguros variam bastante de valor entre uma instituição e outra, por isso é muito importante sempre comparar as opções de empréstimo antes de fechar a contratação.

Burocracia

Muitas instituições hoje disponibilizam linhas de crédito onde é possível efetivar a contratação do empréstimo de maneira totalmente online, o que facilita bastante o processo. É importante ser levado em consideração, porém que alguns documentos básicos sempre serão necessários, como comprovação de renda, comprovante de endereço, documentação e cadastro pessoal, com envio de documentação digitalizada para análise.

Atenção

No meio digital e off-line é importante sempre ter bastante cuidado antes de fechar uma operação de empréstimo, muitos golpistas se fazem passar por representantes de instituições financeiras, com objetivo de capturar seus dados pessoais e em alguns casos aplicar golpes, condicionando o seu empréstimo ao pagamento de taxas antecipadas e depósitos. Portanto, avalie bem a instituição financeira antes de fechar a sua operação.