O crédito consignado é uma das linhas de empréstimo pessoal, com melhores taxas no mercado de crédito, principalmente pela facilidade de contratação, grande disponibilidade de crédito nesta linha por diferentes instituições financeiras, além de seu funcionamento com baixo risco para a concessão de crédito.

Tudo isso ocorre, pois, as parcelas do Crédito Consignado são descontadas diretamente na folha de pagamento do contratante do empréstimo, dessa forma o risco de inadimplência para instituição financeira é baixíssimo, sem o risco de não receber o pagamento da parcela.

O Crédito Consignado tem como foco principalmente aposentados, pensionistas do INSS e funcionários públicos, pois são pessoas que tem a maior estabilidade no recebimento de seus salários com poucos riscos de serem exonerados ou ter seu benefício cancelado.  Se você se enquadra nestas características, aproveite, você terá grandes chances de conseguir uma excelente taxa em seu empréstimo.

Caixa Econômica Federal e suas condições

A Caixa Econômica Federal é uma instituição publica brasileira, presente a 157 anos no mercado brasileiro, sendo um braço muito forte na gestão econômica do governo brasileiro, com as principais linhas de Crédito a Moradia, como gestão do Minha Casa minha vida por exemplo, além da manutenção de todas as Contas de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

No crédito consignado a Caixa Econômica possui condições especiais para trabalhadores de empresas conveniadas, órgãos públicos, aposentados e pensionistas do INSS. Além disso a Caixa Econômica permite a utilização de seu saldo de FGTS como garantia do empréstimo, o que permite a contratação com taxas ainda mais atrativas, além de possibilidade de créditos de valores maiores, já que possuirá a garantia do FGTS como respaldo.

Para contratação basta possuir um conta corrente na Caixa Econômica e se enquadrar nas condições de recebimento de salário ou beneficio do produto, com vinculo com a caixa Econômica. Para o Empréstimo Consignado não será necessário nenhum tipo de avalista, fiador ou garantia adicional, apenas o recebimento de seu salário já será a garantia necessária.

Se você já possui conta corrente na caixa econômica, com o recebimento de salário ou benefício vinculado, a contratação do crédito consignado poderá ser realizada de maneira online através do internet banking ou caixa eletrônico.

Margem Consignável – o limitador do Empréstimo Consignado

O Crédito Consignado é uma das melhores opções para tomada de um empréstimo, porém por questão de segurança da estabilidade financeira do tomador de empréstimo, esse produto possui como regra, um limitador de margem de empréstimo.

Esse limitador de forma simplificada, exige que o valor das parcelas do empréstimo nunca ultrapasse 30% do valor da renda da pessoa que está tomando o crédito, ou seja uma pessoa que possui um salário de R$ 1.000,00 não pode tomar um empréstimo com parcelas maiores do que R$ 300,00.

Isso é muito bom para segurança financeira, já que diminui o risco de o tomador de crédito se perder com suas finanças e perder controle sobre seu salário, que vai ter as parcelas sendo debitadas automaticamente. Por outro lado a margem acaba limitando bastante a possibilidade de empréstimos de altos valores, limitando o crédito Consignado a valores para pequenas necessidades de crédito.