Se você não possui um cartão de crédito e tem receio sobre efetivar a contratação de um cartão de crédito, ou então já possui um cartão de crédito e deseja entender se esta fazendo um bom negócio, podemos te ajudar a escolher o melhor cartão de crédito para a sua necessidade, para o seu perfil financeiro e para aproveitar o máximo de benefícios desta modalidade de pagamento.

SIMULAR CARTÃO DE CRÉDITO

1ª Etapa

A primeira etapa antes de se iniciar a escolha de uma bandeira ou banco que irá contratar um cartão de crédito, é entender que existem diferentes modalidades de cartão de crédito, com bandeiras nacionais, internacionais e com diferentes conjuntos de benefícios que vão desde descontos em lojas a robustos programas de milhagens e recompensas, é importante definir qual dos benefícios faz mais sentido pra você.

A principal dica é sempre simular em plataformas de comparação ou mesmo nos sites dos bancos e instituições financeiras as condições de contratação, inclusive é recomendado comparar também as fintechs do mercado que normalmente oferecem melhores condições que os bancos tradicionais.

2ª Etapa

Após escolher a operadora e bandeira de cartão de crédito que melhor lhe atenda, é importante avaliar a necessidade de renda para enquadramento no cartão e também a questão dos custos envolvidos na contratação do cartão de crédito, principalmente relacionadas a anuidade do cartão. Existem diversas operadoras de cartão de crédito que oferecem isenção de tarifa, porém em alguns casos exigem em contra partida a utilização de valores de fatura mensal no cartão para fornecer o benefício.

3ª Etapa

Após comparar as diferentes opções de cartão de crédito disponíveis no mercado, chegou o momento de utilizar o seu cartão de crédito, as principais recomendações são:

Utilize o fluxo do cartão de crédito ao seu favor:

Ao utilizar o cartão de crédito, suas contas serão acumuladas em uma única fatura mensal, isso lhe dá um fluxo de caixa financeiro que pode ser muito útil para aplicar melhor o seu dinheiro e permitir que suas contas sejam acumuladas em uma única data no mês, fornecendo além do prazo, a possibilidade de rentabilidade de seu dinheiro.

Planeje suas compras:

O fluxo financeiro do cartão é excelente do ponto de vista do fluxo de caixa, porém é muito importante que sua utilização seja feita com consciência, muitas pessoas exatamente por não efetivar o pagamento “na hora” acabam abusando nos gastos e perdendo o controle.

Pague sempre suas faturas em dia

Os cartões de crédito têm sua fama de vilão financeiro principalmente por suas taxas de juros cobradas de faturas em atraso, ou então pelos famosos pagamentos mínimos, onde o saldo de sua fatura é prorrogado para o próximo mês ou parcelado. Sempre que houver qualquer tipo de imprevisto financeiro, é preferível pegar qualquer tipo de linha de crédito pessoal do que atrasar ou parcelar a fatura de seu cartão.

4ª Etapa

Após a utilização frequente de seu cartão de crédito, chegou o momento de aproveitar os seus benefícios, é muito importante ler as condições de contratação de seu cartão de crédito e aproveitar ao máximo seus benefícios. Os mais comuns são os programas de milhagem, onde todos os gastos realizados no cartão são convertidos em pontos, que podem ser trocados por produtos, serviços e viagens, é fundamental acompanhar seu saldo de milhas e fazer as trocas antes que elas expirem, desta forma você estará otimizando ao máximo os benefícios do cartão. Uma dica: as companhias aéreas costumam fazer frequentemente programas para incentivo de trocas das milhas, dando muitas vezes o dobro de seu saldo de pontos para que você faça a adesão as compras de passagens.

Você também pode se interessar:
OS 7 MELHORES CARTÕES DE CRÉDITO SEM ANUIDADE E COMO SOLICITAR